Definições

Discussão de Regras de Golfe
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saraiva
Golfista
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Definições

Mensagem por saraiva » domingo jan 20, 2019 9:01 pm

Adversário: A pessoa contra a qual o jogador compete numa partida. O
termo adversário aplica-se apenas em jogo por buracos.
Água Temporária: Qualquer acumulação temporária de água na
superfície do solo (tais como poças da chuva ou irrigação, ou
transbordo de uma massa de água) que não esteja numa área de
penalidade, e possa ser visto antes ou depois do jogador fazer o stance
(sem pressionar excessivamente o solo com os seus pés).
Não é suficiente que o solo esteja apenas molhado, lamacento ou
macio ou que a água esteja momentaneamente visível quando o
jogador pisar o solo; uma acumulação de água deve ficar presente
antes ou depois do stance ser realizado.
Casos especiais:
• Orvalho e geada não são água temporária.
• Neve e gelo natural (para além da geada) podem ser impedimentos
soltos ou, quando estiverem no solo, água temporária, ficando ao
seu critério.
• Gelo Artificial é uma obstrução.
Animal: Qualquer espécie viva do reino animal (para além do ser
humano).
Árbitro: Um agente indicado pela Comissão Técnica para decidir sobre
questões de facto e aplicar as Regras.
Área de Alívio: A área onde um jogador deve deixar cair (drop) uma bola
ao obter alívio de acordo com uma Regra. Cada Regra que permite alívio
requer que o jogador use uma área de alívio específica, cuja dimensão
e localização são baseadas nestes três fatores:
• Ponto de Referência: O ponto a partir do qual é medida a
dimensão da área de alívio.
• Dimensão da Área de Alívio Medida a partir do Ponto de
Referência: A área de alívio é de um ou dois tacos de comprimento,
a partir do ponto de referência, mas com certos limites:
• Limites na Localização da Área de Alívio: A localização da área de
alívio pode estar limitada de uma ou mais formas, de modo a, por
exemplo:
» Ser apenas em determinadas áreas do percurso definidas, tal
como apenas na área geral, ou não num bunker ou numa área
de penalidade,
» Não ser mais perto do buraco do que o seu ponto de
referência, ou ter de ser fora de uma área de penalidade ou de
um bunker do qual o jogador está a obter alívio, ou
» Ser quando não há interferência (tal como definido na Regra
particular) da condição da qual o jogador está a obter alívio.
Área de Partida: A área de onde o jogador tem de iniciar a jogada
do buraco que estiver a jogar. A área de partida é um retângulo cuja
profundidade é de dois tacos de comprimento e onde:
• O limite posterior é definido pela linha entre os pontos mais
avançados dos dois marcadores da área de partida, definidos pela
Comissão Técnica, e
• Os limites laterais são definidos pelas linhas atrás dos pontos
exteriores dos marcadores da área de partida.
Área de Penalidade: Área da qual é permitido obter alívio com uma
pancada de penalidade, no caso da sua bola ficar em repouso nesse
local.
Há dois tipos diferentes de áreas de penalidade, diferenciadas pela cor
usada para as marcar:
• Áreas de penalidade amarelas (marcadas com linhas amarelas ou
estacas amarelas) dão ao jogador duas opções de alívio (Regras
17.1d(1) e (2)).
• Áreas de penalidade vermelhas (marcadas com linhas vermelhas
ou estacas vermelhas) dão ao jogador uma opção de alívio
lateral extra (Regra 17.1d(3), para além das duas opções de alívio
disponíveis para as áreas de penalidade amarelas.
Se a Comissão Técnica não tiver marcado ou indicado a cor de uma área
de penalidade, será tratada como uma área de penalidade vermelha.
O limite da área de penalidade estende-se acima do solo e abaixo do
solo.
O limite de uma área de penalidade deve ser definido por estacas,
linhas ou elementos físicos.
• Estacas: Quando definida por estacas, o limite da área de
penalidade é definido pela linha entre os pontos exteriores das
estacas ao nível do solo, e as estacas estão dentro da área de
penalidade.
• Linhas: Quando definida por uma linha pintada no solo, o limite da área de penalidade é o limite exterior da linha e a própria linha
está dentro da área de penalidade.
Área Geral: A área do percurso que cobre todo o percurso, exceto as
outras quatro áreas definidas: (1) a área de partida a partir do qual o
jogador deve iniciar o buraco que estiver a jogar, (2) todas as áreas de
penalidade, (3) todos os bunkers, e (4) o green do buraco que o jogador
estiver a jogar.
A área geral inclui todas as zonas de partida no percurso, para além da
área de partida, e todos os greens errados.
Áreas do Percurso: As cinco áreas definidas que compõem o percurso:
(1) a área geral, (2) a área de partida, de onde o jogador tem que iniciar
a jogada do buraco em que estiver, (3) todas as áreas de penalidade,
(4) todos os bunkers, e (5) o green do buraco que o jogador estiver a
jogar.
Bandeira: Uma haste amovível fornecida pela Comissão Técnica que
é colocada no buraco para indicar aos jogadores a localização do
mesmo.
Bola Cravada: Quando a sua bola está na sua marca de impacto
(pitch-mark) em resultado da sua pancada anterior e parte da bola está
abaixo do nível do solo. A sua bola não precisa de estar em contacto
com o solo para estar cravada (por exemplo, relva e impedimentos
soltos podem estar entre a sua bola e o solo).
Bola Deslocada: Quando a sua bola em repouso deixou o seu sítio
original e ficou em repouso em qualquer outro sítio, podendo esta
situação ser constatada a "olho nu" (quer tenha sido testemunhado por
alguém ou não).
Isto aplica-se quando a bola subiu, desceu ou moveu-se
horizontalmente em qualquer direção, afastando-se do seu sítio
original.
Se a bola apenas abanar (por vezes referido como oscilando) e ficar ou
retornar ao seu sítio original, a bola não se deslocou.
Bola Em Jogo: O estatuto da bola do jogador quando está no percurso e
a ser usada no jogo de um buraco.
Uma bola fica de início em jogo num buraco:
• Quando o jogador executa uma pancada na bola na área de
partida, ou• Num jogo por buracos, quando o jogador executa uma pancada
na bola fora da área de partida e o seu adversário não cancela a
pancada, de acordo com a Regra 6.1b.
Aquela bola permanece em jogo até que esteja no buraco, exceto se já
não estiver em jogo:
• Quando é levantada do percurso,
• Quando está perdida (mesmo que esteja em repouso no percurso)
ou esteja em repouso fora de limites, ou
• Quando a bola tenha sido substituída por outra, mesmo se não
permitido por uma Regra
Uma bola que não esteja em jogo é uma bola errada.
Quando um marcador de bola estiver num local a marcar o sítio da sua
bola em jogo:
• Se a sua bola não tiver sido levantada, ainda está em jogo, e
• Se a sua bola tiver sido levantada e recolocada, está em jogo
mesmo se o marcador de bola não tenha sido retirado.
Bola Errada: Qualquer bola para além da sua:
• Bola em jogo (quer seja a bola original ou uma bola substituída),
• Bola provisória (antes de ser abandonada de acordo com a Regra
18.3c), ou
• Segunda bola num jogo por pancadas jogado de acordo com as
Regras 14.7b ou 20.1c.
Exemplos de bola errada são a bola em jogo de outro jogador, uma bola
abandonada, e a sua própria bola que está fora de limites, perdida ou
foi levantada mas ainda não foi recolocada em jogo.
Bola no Buraco: Quando a sua bola está em repouso dentro do
buraco após a sua pancada, e toda ela se encontra abaixo do nível da
superfície do green. Quando as Regras se referem a “holing out” ou
“hole out”, significa quando a sua bola está no buraco.
No caso especial em que uma bola fique encostada à bandeira no
buraco, ver Regra 13.2c (a sua bola é considerada no buraco se
qualquer parte da sua bola estiver abaixo da superfície do green).
Bola Perdida: O estatuto de uma bola que não é encontrada em três
minutos após o jogador ou o seu caddie (ou o seu parceiro ou o caddie
do parceiro) começarem a procurá-la.
Bola Provisória: Outra bola jogada no caso da bola acabada de jogar
pelo jogador possa estar fora de limites ou perdida fora de uma área de
penalidade.
Bunker: Uma zona de areia especialmente preparada, a qual é muitas
vezes uma concavidade da qual foi retirada relva ou terra. Os seguintes
não fazem parte de um bunker:
• Uma borda, parede ou face no limite de uma área preparada, que
consiste em terra, relva, turfa empilhada ou materiais artificiais,
• Terra ou qualquer objeto natural em crescimento ou a ele
agregado dentro do limite de uma área preparada (tal como relva,
arbustos ou árvores),
• Areia que foi espalhada ou está fora do limite de uma área
preparada, e
• Todas as outras áreas de areia no percurso que não estejam
dentro do limite de uma área preparada (tais como desertos e
outras áreas de areia naturais ou áreas por vezes referidas como
áreas de areia não preparadas – waste areas).
Buraco (Hole): O ponto no green onde termina o jogo para o buraco que
o jogador estiver a jogar.
Buraco de Animal: Qualquer buraco escavado no solo por um animal,
exceto buracos escavados por animais que também sejam definidos
como impedimentos soltos (tais como minhocas ou insetos).
O termo buraco de animal inclui:
• O material solto que o animal escavou para fora do buraco,
• Qualquer caminho desgastado ou trilho em direção ao buraco, e
• Qualquer área no solo elevada ou alterada pela escavação do
animal debaixo da superfície do solo.
Caddie: Alguém que ajuda o jogador durante uma volta convencional
para carregar, transportar ou manusear os seus tacos e/ou dar-lhe
conselho. Um caddie também pode auxiliar o jogador de outras formas
permitidas pelas Regras (ver Regra 10.3b).
Cartão de Resultados: O documento onde é anotado o resultado do
jogador para cada buraco num jogo por pancadas.
Comissão Técnica: A pessoa ou grupo encarregue da competição ou do
percurso.
Comprimento do Taco: O comprimento do taco mais comprido dos 14
(ou menos) tacos que o jogador dispõe durante uma volta convencional
(como permitido pela Regra 4.1b(1)), para além do putter. Por exemplo,
se o taco mais comprido (para além do putter) que o jogador dispõe
durante uma volta convencional for um driver de 109,22 cm (43”), o
comprimento do taco será de 109,22 cm para esse jogador nessa volta
convencional.
Condição Anormal do Percurso: Um buraco de animal, terreno em
reparação, uma obstrução fixa, ou água temporária.
Condições que Afetam a Pancada: O lie da sua bola em repouso, a área
do seu stance pretendido, a área do seu swing pretendido, a sua linha
de jogo e a área de alívio onde o jogador irá efetuar o drop ou colocar
uma bola.
Conhecido ou Praticamente Certo: A norma para decidir o que
aconteceu à bola do jogador - por exemplo, se a sua bola ficou em
repouso numa zona de penalidade, se ela se moveu ou o que causou
ela se mover.
Conhecido ou praticamente certo significa mais do que possível ou
provável. Significa que, em alternativa:
• Há evidência conclusiva que o evento em questão aconteceu à
sua bola, tal como quando o jogador ou outra testemunha viram
acontecer, ou
• Apesar de haver uma pequena dúvida, toda a informação razoável
disponível mostra que é pelo menos 95% provável que o evento
em questão aconteceu.
Conselho (Advice): Qualquer comentário verbal ou ação (tal como
mostrar qual o taco que acabou de ser usado para executar uma
pancada), cuja intenção seja a de influenciar o jogador ou outro jogador
a escolher um taco, executar uma pancada, ou decidir a forma de jogar
durante um buraco ou volta convencional. Mas conselho não inclui
informação pública, tal como a localização de coisas no percurso, a
distância de um ponto a outro, ou as Regras.
Deixar Cair (Drop): Segurar a bola e deixar cair, de modo a que caia
pelo ar com a intenção de que esta fique em jogo. Cada Regra de alívio
identifica uma área de alívio específica onde a sua bola tem de ser
deixada cair e ficar em repouso.
Ao proceder ao alívio, o jogador deve deixar cair a bola de um local à altura do joelho, de modo a que a bola:
• Caia diretamente para baixo, sem que o jogador a atire, gire, role
ou use qualquer outro movimento que possa afetar onde a bola
vai ficar em repouso, e
• Não toque em qualquer parte do corpo do jogador ou equipamento
antes de tocar no solo (ver Regra 14.3b).
Equipamento: Qualquer coisa usada, gasta, segurada ou transportada
pelo jogador ou pelo seu caddie. Objetos utilizados na manutenção
do percurso, tais como ancinhos, são equipamento apenas quando
segurados ou transportados pelo jogador ou pelo seu caddie.
Fora de Limites: Todas as áreas fora dos limites das fronteiras do
percurso, tal como definido pela Comissão Técnica. Todas as áreas dentro
dessas fronteiras estão dentro dos limites.
O limite do percurso estende-se tanto acima do solo como abaixo do solo.
O limite deve ser definido por objetos que definem os limites ou por linhas:
• Objetos que definem os limites: Quando definido por estacas ou
por uma vedação, o limite é definido pela linha entre os pontos
das estacas ou dos postes da vedação ao nível do solo do lado do
percurso (excluindo suportes de sustentação angulados), e essas
estacas ou postes de vedação estão fora de limites.
Quando definidos por outros objetos como um muro, ou quando a
Comissão Técnica entender tratar uma vedação limítrofe de forma
diferente, a Comissão Técnica deve definir o limite.
• Linhas: Quando definida por uma linha pintada no solo, o limite é
o lado da linha do lado do percurso e a própria linha está fora de
limites.
Quando uma linha no solo define o limite, podem ser utilizadas estacas
para indicar onde está o limite do percurso, mas estas não têm outro
significado. As estacas e as linhas que definem os limites devem ser
brancas.
Forças Naturais: O efeito da natureza como vento, água ou quando algo
acontece sem razão aparente devido ao efeito da gravidade.
Green: A área no buraco que o jogador estiver a jogar que é
especialmente preparada para a pancada de putt, ou que a Comissão
Técnica tenha definido como o green (tal como quando é utilizado um
green temporário).
Green Errado: Qualquer green no percurso para além do green do
buraco que o jogador está a jogar. Os greens errados fazem parte da
área geral.
Honra: O direito do jogador a sair em primeiro lugar na área de partida
(ver Regra 6.4).
Impedimento Solto: Qualquer objeto natural solto, tal como:
• Pedras, aparas de relva, folhas, ramos e gravetos,
• Animais mortos e dejetos de animais,
• Minhocas, insetos e animais similares que possam ser removidos
facilmente, bem como os montículos ou teias por eles construídos
(tais como casulos e formigueiros), e
• Torrões de terra compacta (incluindo tampões de aerificação).
Tais objetos naturais não são considerados soltos se estiverem:
• Presos ou em crescimento,
• Solidamente cravados no solo (ou seja, não se conseguem
remover facilmente), ou
• Colados à bola.
Casos especiais:
• Areia e Terra Solta não são impedimentos soltos.
• Orvalho, Geada e Água não são impedimentos soltos.
• Neve e Gelo Natural (para além da geada) podem ser
impedimentos soltos ou, quando estiverem no solo, água
temporária, ficando ao critério do jogador.
• Teias de aranha são impedimentos soltos apesar de estarem
presos a outro objeto.
Influência Externa: Qualquer das seguintes pessoas ou coisas que
possam afetar o que acontece com a sua bola, equipamento ou com o
percurso:
• Qualquer pessoa (incluindo outro jogador), exceto o jogador ou o
seu caddie, o parceiro ou o adversário do jogador, ou qualquer dos
seus caddies,
• Qualquer animal e
• Qualquer objeto natural ou artificial, ou qualquer outra coisa
(incluindo outra bola em movimento), exceto forças naturais.
Infração Grave: Num jogo por pancadas, quando jogar de um
local errado pode dar ao jogador uma vantagem significativa, em
comparação com a pancada executada do local correto.
Jogo por Buracos: Uma modalidade de jogo em que o jogador ou lado
joga diretamente contra um adversário ou lado oposto, num jogo frente
a frente de uma ou mais voltas convencionais.
Jogo por Pancadas: Uma modalidade de jogo em que um jogador
ou lado compete contra todos os outros jogadores ou lados numa
competição.
Lado: Dois ou mais parceiros competindo como uma unidade singular
numa volta convencional, num jogo por buracos ou num jogo por
pancadas.
Lie: O local onde a sua bola está em repouso e qualquer objecto natural
em crescimento ou fixo a ele, obstrução fixa, objeto integral, ou objeto
que define os limites que esteja a tocar na sua bola ou adjacente a ela.
Impedimentos soltos e obstruções móveis não fazem parte do lie de
uma bola.
Linha de Jogo: A linha que o jogador pretende que a sua bola siga após
uma pancada, incluindo a área na sua linha que esteja a uma distância
razoável acima do solo e para cada lado da sua linha.
A linha de jogo não é necessariamente uma linha reta entre dois pontos
(por exemplo, pode ser uma linha curva baseada onde o jogador
pretende que a sua bola siga).
Local Errado: Qualquer local no percurso diferente do local onde o
jogador é requerido ou permitido que jogue a sua bola de acordo com
as Regras.
Marca: Para assinalar o sítio onde uma bola está em repouso, através
de colocar um marcador de bola imediatamente atrás ou ao lado da
bola, ou segurar um taco no solo imediatamente atrás ou ao lado da
bola.
Marcador: Em jogo por pancadas, a pessoa responsável por anotar o
resultado de um jogador no seu cartão de resultados e por certificar
esse cartão de resultados. O marcador pode ser outro jogador, mas não
o seu parceiro.
Marcador de Bola: Um objeto artificial quando utilizado para marcar
a posição da sua bola que vai ser levantada, tal como um tee, uma
moeda, um objeto feito para ser marcador de bola ou qualquer outra
pequena peça de equipamento.
Melhorar: Alterar uma ou mais das condições que afetam a sua pancada
ou outras condições físicas que afetem o seu jogo de modo a que o
jogador ganhe uma vantagem potencial na sua pancada.
Objeto Integrante: Um objeto artificial definido pela Comissão Técnica
como parte do desafio de jogar no percurso do qual não é permitido
alívio sem penalidade.
Objetos artificiais definidos pela Comissão Técnica como objetos
integrantes são tratados como fixos (ver Regra 8.1a). Mas se parte de
um objeto integrante (tal como uma cancela ou porta, ou parte de um
cabo acoplado) satisfizer a definição de obstrução móvel, essa parte é
tratada como uma obstrução móvel.
Objetos integrantes não são obstruções nem objetos que definem os
limites.
Objeto que Define os Limites: Objetos artificiais que definem ou
demonstram fora de limites, tais como muros, vedações, estacas e
grades, dos quais não é permitido obter alívio sem penalidade.
Estes incluem qualquer base e poste de uma vedação, mas não incluem
esquadros de sustentação e espias que estejam presos a um muro
ou vedação, ou quaisquer degraus, ponte ou construção semelhante
usada para passar por cima do muro ou vedação.
Os objetos que definem os limites são tratados como fixos mesmo que
sejam móveis ou com uma qualquer parte móvel (ver Regra 8.1a).
Os objetos que definem os limites não são obstruções nem objetos
integrantes.
Obstrução: (ver também obstrução fixa e móvel): Qualquer objeto
artificial exceto objetos integrantes e objectos que definem os limites.
Exemplos de obstruções:
• Estradas e caminhos com superfícies artificiais, incluindo as
bermas.
• Edifícios e veículos.
• Bocas de rega, ralos e caixas de rega ou controlo.
• Equipamento do jogador, bandeiras e ancinhos.
Obstrução Fixa: Qualquer obstrução que não possa ser movimentada
sem esforço considerável ou sem danificar a obstrução ou o percurso,
e não corresponda à definição de uma obstrução móvel.
Obstrução Móvel: Uma obstrução que pode ser movida com esforço
razoável e sem danificar a obstrução nem o percurso.
Se parte de uma obstrução fixa ou objeto integrante (tal como uma
cancela ou porta ou parte de um cabo acoplado) satisfizer estes dois
requisitos, essa parte será tratada como uma obstrução móvel. Mas tal
não se aplica se a parte móvel de uma obstrução fixa ou de um objecto
integral não puder ser movida (tal como uma pedra solta que faça parte
de uma parede de pedra).
Pancada: O movimento para a frente do seu taco executado com a
intenção de bater na bola.
Pancada e Distância: O procedimento e penalidade quando o jogador
obtém alívio de acordo com as Regras 17, 18 ou 19, jogando uma bola
de onde foi executada a sua pancada anterior (ver Regra 14.6).
Parceiro: Um jogador que compete em conjunto com outro jogador
como um lado, seja num jogo por buracos ou por pancadas.
Penalidade Geral: Perda do buraco num jogo por buracos ou duas
pancadas de penalidade num jogo por pancadas.
Percurso: Toda a área de jogo dentro dos limites de quaisquer
fronteiras definidas pela Comissão Técnica. O limite das fronteiras
estende-se tanto acima do solo como abaixo do solo.
Ponto de Alívio Máximo Disponível: O seu ponto de referência para
obter alívio sem penalidade de uma condição anormal do percurso
num bunker (Regra 16.1c) ou no green (Regra 16.1d) quando não existe
ponto mais próximo de alívio total.
É o ponto estimado onde a sua bola deve ficar que está:
• Mais perto do sítio original da sua bola, mas não mais perto do
buraco que aquele sítio,
• Na área do percurso requerida, e
• De forma a que a condição anormal do percurso interfira o mínimo
possível com a pancada que o jogador teria executado do sítio
original se a condição não existisse.
Determinar este ponto de referência requer que o jogador identifique a
escolha de taco, stance, swing e linha de jogo que o jogador teria usado
para essa pancada.
Ponto Mais Próximo de Alívio Total: O ponto de referência para obter
alívio sem penalidade de uma condição anormal do percurso (Regra
16.1), condição animal perigosa (Regra 16.2), green errado (Regra
13.1e) ou zona da qual é proibido jogar (Regras 16.1f e 17.1e), ou ao
obter alívio ao abrigo de certas Regras Locais.
É o ponto estimado onde a bola deve ficar que está:
• O mais perto do sítio original da bola, mas não mais perto do
buraco que aquele sítio,
• Na área do percurso requerida, e
• Onde a condição não interfira com a pancada que o jogador teria
executado do local original se a condição não existisse.
Determinar este ponto de referência requer que o jogador identifique a
escolha de taco, stance, swing e linha de jogo que o jogador teria usado
para essa pancada.
Recolocar: Colocar uma bola, baixando-a e largando-a, com a intenção
para que esta fique em jogo.
Regras de Equipamento: As especificações e outros regulamentos para
tacos, bolas e outro equipamento que o jogador pode utilizar durante
uma volta convencional. As Regras de Equipamento encontram-se em
RandA.org/EquipmentStandards.
Stance: A posição dos pés e do corpo do jogador na preparação e na
execução da sua pancada.
Substituir: Trocar a bola que o jogador está a utilizar para jogar um
buraco, fazendo outra bola ficar como a sua bola em jogo.
Tee: Um objeto utilizado para levantar a sua bola acima do solo para
a jogar da área de partida. Não pode ter mais do que 101,6 mm (4”) e
deve estar em conformidade com as Regras de Equipamento.
Terreno em Reparação: Qualquer parte do percurso que a Comissão
Técnica defina como terreno em reparação (seja, marcando a zona ou
de outra forma).
Terreno em reparação também inclui o seguinte, mesmo que a
Comissão Técnica não o tenha definido como tal:
• Qualquer buraco feito pela Comissão Técnica ou pela equipa de
manutenção para:
» Preparar o percurso (por exemplo, um buraco do qual tenha
sido retirada uma estaca ou o buraco num green duplo a ser
utilizado para o jogo de outro buraco), ou
» Fazer a manutenção do percurso (por exemplo, um buraco
feito ao remover turfa ou o cepo de uma árvore, ou a colocação
de tubagens, mas não inclui orifícios de aerificação).
• Aparas de relva, folhas e qualquer outro material empilhado para
ser removido posteriormente. Mas:
» Quaisquer materiais naturais empilhados para serem
removidos posteriormente também são impedimentos soltos,
e
» Quaisquer materiais deixados no percurso que não sejam
para remover não são terreno em reparação, a menos que a
Comissão Técnica os defina como tal.
• Qualquer habitat animal (tal como o ninho de uma ave) que esteja
tão perto da sua bola, que a sua pancada ou stance o possa
danificar, exceto quando o habitat tenha sido criado por animais
que são definidos como impedimentos soltos (tais como minhocas
ou insetos).
O limite do terreno em reparação deve ser definido por estacas ou
linhas:
• Estacas: Quando definido por estacas, o limite do terreno em
reparação é definido pela linha entre os pontos exteriores das
estacas ao nível do solo, e as estacas estão dentro do terreno em
reparação.
• Linhas: Quando definido por uma linha pintada no solo, o limite do
terreno em reparação é o bordo exterior da linha, e a própria linha
está dentro do terreno em reparação.
Volta Convencional: 18 ou menos buracos jogados pela ordem definida
pela Comissão Técnica.
Zona da Qual é Proibido Jogar: Uma parte do percurso onde a Comissão
Técnica proibiu jogar. Uma zona da qual é proibido jogar tem que ser
definida como parte de uma condição anormal do percurso ou uma área
de penalidade.

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